Projeto Educando com Arte no Amazonas


À artista plástica
Márcia Vinhas

Ref.: projeto educar com arte

Prezada Márcia Vinhas,

Em nome das Jovens Guerreiras, solicito apoio de V.Sª para implantação do projeto Educar com Arte na sede do grupo no município de São Gabriel da Cachoeira – AM.
As JOVENS GUERREIRAS SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA são um. grupo de voluntárias, formado por esposas de militares que servem na guarnição de São Gabriel da Cahoeira - AM. O objetivo do grupo é minimizar o sofrimento da população de 40 mil habitantes, 90% da qual formada por indígenas, distribuídos em 23 tribos fixados em diversas ilhas de difícil acesso, dentro do território de 200.000Km² que forma o município.
A atuação atinge toda a população residente nas diversas comunidades, inclusive nas áreas remotas dos Pelotões Especiais de Fronteira – PEF’s de MATURACÁ, PARI-CACHOEIRA, YAUARETÊ, SÃO JOAQUIM, TUNUÍ CACHOEIRA e CUCUÍ .
Nosso foco é, principalmente, educação, saúde e cidadania, não preterindo outras muitas áreas que necessitam de nossa atenção e atuação. Portanto, a presença das JOVENS GUERREIRAS é de exercício conjunto com os setores educacional, de assistência social e da saúde. Atendemos também aos carentes, fornecendo roupas, enxovais, material para o hospital e escolas. Para tanto, contamos com o incondicional apoio do Exército Brasileiro, Força Aérea, Marinha do Brasil, Marinha Mercante, empresas e sociedade civil.

Portanto, recorremos a V.Sª no sentido de  verificar a possibilidade de articular junto a artistas plásticos de modo a nos doarem obras a serem depositadas na sede do projeto, para composição de acervo destinado a educação de crianças e adolescentes.
O referido projeto visa, em um primeiro momento, à educação e estímulo à produção  artística de membros de comunidades carentes da região. Em um passo seguinte, objetivamos implantar a produção artística dos membros da comunidade durante aulas a serem ministradas por talentos locais.
As obras doadas serão fotografadas no local do acervo, todos os artistas receberão do projeto certificado de registro de doação e ofício de agradecimento que serão encaminhados por e-mail para cada um dos colaboradores.
Visando divulgar nosso projeto e compartilhar com a sociedade nosso trabalho, criamos página no facebook denominada JOVENS GUERREIRAS SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA, onde todos poderão verificar a seriedade de nosso trabalho.
Abaixo relato alguns detalhes sobre a realidade do município.
No aguardo de um pronunciamento favorável de V.Sª, coloco-me à disposição para maiores informações acerca da nossa missão e atuação, subscrevendo-me,

Atenciosamente,

Jessemine Carvalho Duarte
Presidente de Honra das Jovens Guerreiras

Pequeno histórico do município de São Gabriel da Cachoeira

O município de São Gabriel da Cachoeira localiza-se no Estado do Amazonas, incrustado em plena mata amazônica. Faz divisa com a Colômbia e Venezuela, e, em virtude da forma geográfica de seus limites, é conhecido por “cabeça do cachorro”, tendo em vista que sua forma lembra o perfil de um cachorro de boca aberta.

De difícil acesso, somente se pode chegar a São Gabriel por via aérea ou por via fluvial. Segundo dados do IBGE, lá residem aproximadamente 40.000 cidadãos, dos quais 90% são de origem indígena, que se dividem em 23 tribos espalhadas pelos 109.000 Km² de área do município. A maioria da população encontra-se na faixa etária entre 0 a 14 anos de idade que, quando têm acesso à educação, frequentam  escolas de estruturas precárias, com carência de material  didático e escolar, professores, merenda entre outros. O IBGE registrou em  2010, mais de 11.600 matrículas no ensino fundamental. Entretanto,  isto não significa que todos concluíram o ano letivo, tendo em vista as citadas dificuldades.
Com alta taxa de mortalidade infantil, principalmente por diarreia, este município, segundo reportagem do Jornal Nacional de 21/09/2009, se equipara a  povos miseráveis da Somália e do Sudão.
Atualmente o Exército Brasileiro, que já atuava na região, ampliou seu efetivo no local, inclusive nos Pelotões Especiais de Fronteira, de modo a, entre outros, apoiar a população nas mais diversas áreas, inclusive na área de saúde e educação.
Não só os militares atuam em benefício dos que necessitam, mas as esposas dos militares reunidas em grupo de voluntárias chamado JOVENS GUERREIRAS buscam  complementar a atuação nas áreas que necessitam  apoio. Tendo em vista que o grupo não tem receita própria, carece de apoio da sociedade civil para que possa concretizar os projetos sociais almejados.  Neste sentido, busca apoio de empresas, cidadãos e instituições públicas e privada.
Vila Ararigbóia n. 02 - São Gabriel da Cachoeira – AM - Cep: 69.750-000
e-mail: jovens.guerreiras@yahoo.com.br
FACEBOOK: JOVENS GUERREIRAS SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA
Tels: 61 8487-8024 / 97 8113 4450 / 97 8101-1019 / 97 8106 1026





 

 
 


 
 

Comentários

  1. Super Feliz com a ajuda dos Amigos e Artistas para tornar este Projeto realidade.
    Obrigada Turminha linda!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas