Capela do Rosário em Vence - Matisse


Henri Matisse | Capela do Rosário



A Capela do Rosário, em Vence, projetada por Henri Matisse

Construção da Chapelle du Rosaire por Matisse
Veja também:

Nos últimos anos de vida, entre 1948 e 1951, Henri Matisse dedicou-se a construção de uma Igreja, a Capela do Rosário – Chapelle du Rosaire -, em Vence, França. O trabalho foi proposto pela Irmã Jacques, que cuidara do artista durante um período de doença. Matisse teve um câncer bastante agressivo, e em 1941 submeteu-se a uma delicada cirurgia. Desde então, passou a depender de uma cadeira de rodas para se locomover.
Matisse e a Irmã Jacques
Matisse e a Irmã Jacques
Matisse, que gostava muito da irmã Jacques, aceitou o desafio, e mesmo com a saúde bastante debilitada, encarregou-se pessoalmente do projeto de construção, mobiliário e decoração da capela.
Ao invés de imagens tradicionais, Matisse realizou desenhos – muitos deles feitos diretamente da cama, com um pincel amarrado a uma vara de bambu. Depois, essas imagens foram transportadas em tinta esmalte preta para azulejos brancos. O jogo de luzes proveniente dos vitrais verdes, azuis e amarelos iluminam estes azulejos, vibrando em tons elementares, e dando a um espaço limitado a ideia de imensidão.
Matisse trabalhando nos desenhos da Capela do Rosário
Matisse trabalhando nos desenhos da Capela do Rosário
O artista desejava criar um local simples, de serenidade e recolhimento. Embora não fosse seguidor de nenhuma fé, Matisse acreditava que sua arte era a expressão de um sentimento profundamente religioso.
A execução da obra da Capela do Rosário irritou profundamente a classe artística da época, então comprometida com o Comunismo. Os comunistas franceses prometiam que, caso chegassem ao poder, transformariam a Capela do Rosário em um salão de danças. Conta-se que Picasso afirmou que teria sido melhor Matisse decorar um bordel.
A capela, no início, foi mal recebida pelos fieis, que expressavam sua repulsa pela obra no livro de honra. Hoje, no entanto, o local atrai 70 mil visitantes por anos. Matisse considerava a capela como sua maior obra prima.

Comentários

Postagens mais visitadas